Return to site

A Grandeza de Deus nos Pequenos Começos

por Eduardo Jr.

· ABaseOrg,Igreja Na Cidade

Mateus: 13:31 e 32:
"Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos.”

Introdução

Quando Jesus contou essa Parábola, o povo de Israel estava prisioneiro do poder romano e as profecias falavam da libertação do jugo romano. Os judeus esperavam o cumprimento da profecia, esperavam o Reino de Deus, esperavam a vinda do libertador, só que eles tinham um conceito errado de como o libertador apareceria.

  • Eles o esperavam como um guerreiro dirigindo suas hostes militares para derrotar o Império Romano. 
  • Eles esperavam um reino de luxo, de luzes, de glórias terrenas.

Quando o Senhor Jesus apareceu, veio de modo completamente diferente do que eles esperavam.

  • Apareceu como uma criança indefesa.
  • Nasceu numa manjedoura, rejeitado e desprezado pelos homens.

Não era esse o tipo de libertador que o povo judeu esperava. Então, esse humilde carpinteiro começou a chamar homens para fundar Seu reino nesta terra.

Chamou pescadores, publicanos, cobradores de impostos e esse grupo de doze homens começou a seguir o Senhor Jesus. Ele observou uma dúvida que martelava o coração dos seus discípulos e então apresentou a parábola da semente de mostarda, querendo dizer que o Reino de Deus pode parecer pequeno no início mas que crescerá e um dia todas as aves do céu chegarão para fazer seus ninhos nessa árvore.

Jesus apresenta seu Reino

Senhor Jesus apresenta Seu Reino, muitas vezes, de uma maneira completamente diferente de como os homens esperam que seja. O Reino de Deus é comparado sempre a coisas pequenas.

Ele diz, por exemplo, que:

- “Mas o maior dentre vós será vosso servo." (Mateus 23:11)
- A morte é vida no Reino de Deus.

- Aquele que quer encontrar a realização pessoal tem que renunciar a si mesmo.

  • Vivemos em dias quando todo mundo quer tudo para si. Jesus vem e diz: "... Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue..." (Mateus 16:24).

Ninguém quer, em nossos dias, ser o menor. Todos querem ser os maiores mas o Senhor Jesus coloca uma filosofia contrária à filosofia dos homens. "... o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve." (Lucas 22:26)

Jesus está dizendo que se você quiser participar do Reino de Deus tem que andar na contramão desta vida e não combinar com a filosofia dos homens.

  • Os homens, para vencer, matam. Cristo para vencer, morre.
  • Os homens para se realizarem, pisam, humilham. Cristo para se realizar, renuncia a Si mesmo.

O reino dos homens é feito de luzes, pompa, luxo, poder e forças militares. O Reino de Deus é como a semente de mostarda, pequena, desprezada, rejeitada mas que um dia cresce de um modo impressionate.

Para vivermos o Reino de Deus temos que pedir a Deus que mude nossa maneira de pensar. Temos que estar dispostos a sermos enterrados como o grão de mostarda para renascer, para quebrar a crosta da terra e ressurgir para uma nova vida.

Tudo começa pequeno

1 - Existe uma fase de crescimento sempre quando entramos para viver o que Deus tem pra nós. Provavelmente não veremos coisas grandes no início do nosso chamado.

A Igreja, teve um começo humilde: doze pescadores incultos. Gente que o mundo olhava e nunca imaginava que poderia dar origem a uma igreja que hoje é a igreja cristã.

2 - O Senhor Jesus está querendo dizer que tudo no Reino de Deus começa pequeno, mas vai crescendo, crescendo, e um dia chega a ser tão grande, que todas as aves do céu vêm fazer seus ninhos nos ramos da árvore.

3 - Para vivermos o que Deus escolheu para nós no seu Reino, devemos estar dispostos a renunciar o que somos, o que temos e começar pequeno. Talvez as pessoas não te olhem mais como o melhor ou como o maior. Talvez não existam tantas pessoas para ouvir o que você tem a dizer ou fazer. Temos que abrir mão de glórias, aplausos e olhar só pra Ele.

Você está pronto para crescer?

Quem é você? Há quanto tempo você nasceu no Reino de Deus? Está pronto a crescer como a semente da mostarda? Prepare-se, porque todo processo de crescimento é doloroso, porque envolve mudança.

Copyright ABaseOrg 2017.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly